10 Receitas com Tapioca

Apesar de velha conhecida dos brasileiros, especialmente da região nordeste, só recentemente ela virou mania nacional e entrou para a lista de compras da maioria de nós. O resultado é uma variedade imensa de jeitos de fazer e receitas com tapioca.

receitas-com-tapioca-chocolate-kauê-plus-size

A fama da tapioca deriva do fato de ser um alimento rico em carboidratos (energia!) glúten-free. Além disso, duas colheres de sopa de tapioca (30g, o suficiente para fazer uma porção) possuem 70 calorias, a metade de um pãozinho francês.

Tapioca-com-Queijo

Para fazer tapiocas salgadas e doces em casa é fácil: basta comprar a goma hidratada, vendida pronta em supermercados. Depois é só espalhar duas colheres de sopa na frigideira já quente, formando uma espécie de panqueca, e esperar alguns minutos até a goma grudar (mas sem deixar que ela endureça). Vire para o outro lado, adicione o recheio da sua preferência, dobre ao meio e depois é só saborear.

TAPIOCA COM QUEIJO COTTAGE

Ingredientes
2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada
1 colher de sopa de queijo cottage
½ tomate picado
1 fio de azeite

Modo de preparo
Passe a goma da tapioca pela peneira e a espalhe numa frigideira antiaderente, alisando para ficar bem macia e fininha. Deixe no fogo baixo por um a dois minutos, até formar uma liga e ficar unida, vire de lado e mantenha mais um a dois minutos, adicione o queijo o tomate e o azeite e espere por mais um minuto. Valor calórico: aproximadamente 200 kcal.

 

TAPIOCA DE LINHAÇA COM RECHEIO DE OVO MEXIDO E TOMATE

Ingredientes
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de semente de linhaça
1 ovo
1 tomate picado e sem sementes
Orégano, azeite e sal a gosto

Modo de preparo
Incorpore a farinha de tapioca com a semente de linhaça e leve a mistura para uma frigideira bem quente. Quando começar a grudar, vire. Faça um ovo mexido com o tomate, orégano e azeite e acrescente o sal. Recheie a tapioca com o ovo mexido e feche. Valor calórico: aproximadamente 190 kcal.

 

TAPIOCA COM BANANA E MEL

Ingredientes
2 colheres (sopa) de goma de mandioca hidratada
1 banana em rodelas
2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo
Coloque as duas colheres da goma, espalhando com a colher. Você pode peneirar a goma se quiser ela mais fininha. Se quiser a massa mais macia, ligue o fogo somente depois que a goma estiver lá. Deixe um minuto de cada lado e recheie com as fatias de banana e mel. Valor calórico: aproximadamente 210 kcal.

 

TAPIOCA COM DOCE DE ABÓBORA LIGHT

Ingredientes
100 g de goma de tapioca pronta
1 colher de sopa de doce de abóbora para cada tapioca
200g de abóbora moranga cortada em cubos
1 pau de canela
5 cravos
500 ml de água
Adoçante a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a abóbora, a canela, os cravos, a água e o adoçante na panela de pressão – cerca de 15 minutos – para fazer o recheio. Retire da panela e misture até obter uma pasta. Aqueça uma frigideira antiaderente pequena. Com uma espátula, espalhe a goma até cobrir todo o fundo. Como uma panqueca, doure dos dois lados. Coloque o recheio sobre a massa e dobre ao meio. Valor calórico: aproximadamente 140 kcal.

 

TAPIOCA DE RÚCULA E CREAM CHEESE LIGHT

 

Ingredientes
100g de farinha de tapioca
50 gramas de cream cheese light
2 folhas de rúcula
50 gramas de tomate seco
50 gramas de peito de peru cortado em tiras

Modo de preparo
Bata o cream cheese com um batedor ou garfo para alisá-lo. Recheie a tapioca com as folhas de alface. Por cima, coloque o peito de peru, cream cheese light e tomate seco. Valor calórico: aproximadamente 200 kcal.

 

Tapiocas para quem não está de dieta

PIZZA DE TAPIOCA

 

Ingredientes
1kg de goma de tapioca hidratada (a quantidade depende de quantas pessoas irá servir)
500gr de queijo mussarela ralado
1 peito de frango cozido, temperado e desfiado
Orégano
Margarina
Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque a frigideira no fogo, deite uma camada fina da massa de tapioca. Em seguida acrescente o recheio e o queijo, finalizando com o orégano. Com o auxílio da escumadeira, vire a pizza e deixe o queijo derreter e depois criar uma crocância que o fará desgrudar da frigideira. Se desejar, pode colocar um fio de azeite. Sirva quente. Opções de recheio: atum, sardinha, quatro queijos, presunto.

TAPIOCA DE CARNE SECA COM QUEIJO

Ingredientes
2 xícaras de goma de tapioca hidratada (a quantidade depende de quantas pessoas irá servir)
1 colher (chá) de queijo parmesão
4 xícaras de carne seca desfiada
4 colheres (sopa) de requeijão cremoso
100g de queijo mussarela ralado

Modo de preparo
Em uma frigideira antiaderente espalhe a goma e frite de um lado e outro. Reserve. Preparo do recheio: misture todos os ingredientes de forma bem homogênea e coloque no meio da tapioca. Depois é só servir. Dica: prepare o recheio separado para que ele fique quente, se a tapioca ficar por muito tempo na frigideira a massa fica dura.

 

TAPIOCA DE BANANA COM CHOCOLATE

Ingredientes
1 xícara de goma de tapioca
1 banana cortada em rodelas
2 colheres (sopa) de chocolate amargo derretido

Modo de preparo
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio e espere esquentar bem. Enquanto isso, peneire a goma num prato. Despeje a goma peneirada na frigideira e espalhe para formar um disco. Trabalhe rápido por ela firma rapidamente. Quando você notar que a tapioca já formou um disco sólido, vire do outro lado. Doure o outro lado. Passe para um prato e coloque a banana e o chocolate por cima. Dobre e sirva a seguir.

 

TAPIOCA COM CALDA DE MORANGO

Ingredientes
1kg de goma de tapioca hidratada (a quantidade depende de quantas pessoas irá servir)
60ml de água
80g de açúcar
200g de morangos fatiados

Modo de preparo
Aqueça 60 ml de água e acrescente 80g de açúcar e 200g de morango fatiado. Cozinhe até chegar ao ponto de calda. Coloque a frigideira no fogo, deite uma camada fina da massa de tapioca. Espalhe a calda sobre metade da tapioca e adicione uma colher de sopa de raspas de chocolate.

 

BOLINHO DE TAPIOCA COM RECHEIO DE CHOCOLATE

bolinho de tapioca com receheio de chocolate

Ingredientes
2 xícaras de chocolate picado (500ml)
1 xícara de creme de leite (250ml)
2 xícaras de água fria (500ml)
½ xícara de sagu de tapioca (125ml)
1 xícara de leite (250ml)
1 xícara de creme de leite com 35% de gordura (250ml)
1 xícara de açúcar (250ml)
Raspas de 1 laranja
1 vagem de baunilha picada sem sementes
2 xícaras de farinha de rosca (500ml), refinada
1 xícara de farinha de trigo (250ml)
4 ovos

Modo de preparo do recheio
Em uma panela aqueça o creme de leite, adicione o chocolate e misture até que esteja derretido e homogêneo. Transfira para uma vasilha e cubra com filme plástico diretamente sobre o chocolate. Mantenha na geladeira, por 1 hora, até firmar.

Modo de preparo do bolinho
Deixe a tapioca de molho na água fria por 30 minutos e, em seguida, escorra a água. Em uma panela em temperatura média, junte o leite, o creme de leite, o açúcar, as raspas de laranja e a baunilha. Adicione o sagu de tapioca e deixe ferver. Diminua o fogo e deixe ferver por mais 25 minutos. Transfira para uma vasilha, deixe esfriar e leve à geladeira por 30 minutos ou até adquirir uma textura firme. Com as mãos umedecidas com água para evitar que a massa grude, faça bolinhos do tamanho de uma bola de golfe e achate. Insira uma colherada de chocolate no centro e refaça o bolinho. Disponha os bolinhos em uma assadeira forrada com papel manteiga. Preaqueça o óleo na frigideira a 180ºC e passe cada bolinho na farinha de trigo. Em seguida, mergulhe os bolinhos na mistura de ovos e cubra com a farinha de rosca. Frite no óleo quente por 1 ou 2 minutos ou até dourar bem. Escorra e transfira para uma travessa forrada com papel-toalha.

Adaptação do conteúdo: Guia da Semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *