Tudo que é novo, gera aquele estranhamento. Foram assim com os sneakers e as sandálias tipo Birkenstock. Em comum eles tem, além do aspecto estético questionável e milhões em vendas: uma mesma criadora. A responsável por transformar em desejo imediato estas peças é a estilista Phoebe Philo, um fenômeno a frente da francesa Céline. O it shoe da vez da grife é a babouche.
Tradicionalmente um calçado marroquino e pasmem, masculino, a babouche é um parente do slipper: salto flat e bico finíssimo, aberto no calcanhar.

Além de arrematar looks nas passarelas da Céline, o “ugly shoe” do momento ecoou nos desfiles da Gucci, Acne Studios, Balenciaga e Dolce&Gabbana. Já está nas linhas comerciais de marcas como Victoria Beckham, Paco Rabanne, 3.1 Phillip Lim.


O modelo já flertou algumas vezes com o mundinho fashion. Mas nunca em tantas marcas importantes. O sucesso da babouche segue a linha dos confort shoes, afinal a rotina feminina ao redor no mundo está cada vez mais atribulada e não dá pra encarar tudo de cima de um salto 15.

Nas ruas, o calçado vai bem com looks de inspiração minimalista, alfaiataria, casacos alongados e vestidos mais pesados.
As revistas e portais de moda apostam na babouche como o it shoe de 2016. E você?