Desde os anos 60, a boneca Barbie sempre foi um dos mais ardentes sonhos de consumo de meninas de consecutivas gerações, e, um sonho estético quase obrigatório para muitas delas. Com o acirramento do debate social em torno de questionamento dos padrões de beleza, a Mattel acaba de lançar uma nova geração das famosas bonecas: com uma grande diversidade de etnias e uma surpreendente CURVY (curvilínea) entre elas.
Com o slogan “A Imaginação vem todas as formas e tamanhos”, a linha traz 4 tipos de corpo (Barbie original, petite, alta e curvilínea), 7 tons de pele, 22 cores de olhos e 24 tipos de cabelo.

A Barbie negra já fazia parte da linha oficial nos Estados Unidos desde os anos 80, mas não de forma tão expressiva como agora. Nas últimas “remodelagens”, a amada boneca já vinha passando por transformações sutis e a bem-vinda inclusão de outras etnias. Também foi ficando mais pop e chegada às mídias sociais para se aproximar do público adulto.

Um ícone fashion mundial, a Barbie constantemente é alvo de críticas por grupos feministas porque ajuda na construção de uma imagem surreal de beleza, impossível de se atingir. Acabou virando alvo de piada e um estereótipo de mulher superficial e frívola.

Com tanta propaganda negativa, as vendas começaram a cair significamente e a franquia passou a perder terreno no coração das novas gerações.
Apesar de ser uma manobra puramente comercial, e, do fato que a Barbie “cheinha” ainda está longe de ser realmente plus size: a forma mais curvilínea do ícone é, sem dúvida, uma conquista importante para todas nós.
Em pesquisas preliminares com grupos de meninas, a preferida da grande maioria foi a versão fofinha! E de cabelo azul. Imagine o efeito positivo dessa ampliação do padrão de beleza nas futuras gerações? Luxo.

O novo corpo curvy da boneca foi capa da conceituada revista americana Time desta quinta-feira (28/01/16) com a frase “E agora: podemos parar de falar a respeito do meu corpo? – O que o novo corpo da Barbie diz sobre a beleza americana”. Sem dúvida, um marco importante na luta contra os padrões de beleza.
Exemplares da nova linha chegam no Brasil a partir de março com preço sugerido de R$89,99. Já queremos! 🙂
Confira o vídeo oficial de lançamento:
Amei
E vou comprar a moda plus sise da barbie com certeza
Abraços
Noeli