Dicas para um spa day perfeito em casa

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Nada como um bom dia de beauté para colocar cabeça e corpo em ordem. Reservar um tempo semanalmente para esfoliar, hidratar, massagear e perfumar rosto, corpo e cabelo pode fazer maravilhas para elevar a auto-estima e diminuir o estresse – e, tomados alguns cuidados, a experiência domiciliar pode se tornar tão gratificante quanto a de um spa profissional.

Escolher o ambiente certo na casa, selecionar os cosméticos para o seu caso, a trilha sonora ideal, os aromas mais indicados para um relaxamento profundo, assim como o tipo de auto-massagem mais eficiente, são alguns dos detalhes que fazem toda diferença na hora de fazer um spa day em casa.

A naturóloga Mariana Vitte, do W Spa, e a terapeuta floral Marcia Rissato, da Mona’s Flower, dão 8 dicas preciosas para você montar um spa perfeito em casa para um dia relaxante e terapêutico de cuidados pessoais. Tome nota – e já para o banho!

1. “Escolha um cantinho da casa, pode ser sua sala. Afaste alguns móveis e deixe um espaço livre no centro do cômodo. Estenda uma toalha ou um tapete no chão”, aconselha Mariana.

2. “Desligue o celular e tudo que possa te incomodar. Coloque de fundo uma música bem tranquila, com sons da natureza e pássaros”, indica a naturóloga.

3. “Experimente borrifar no ambiente produtos à base de óleo essencial de lavanda no cômodo. A planta aromática é um calmante natural que ajuda a dormir melhor, além de equilibrar e harmonizar o local”, ensina Marcia, enquanto a colega sugere óleos essenciais de gerânio, lavanda, bergamota e menta para auxiliar na hora da massagem. “Eles são relaxantes e ajudam a combater estresse e ansiedade”, diz.

4. “Comece lançando mão da técnica de reflexologia nos pés e nas mãos, pois nessas duas partes encontramos o ‘mapa’ do corpo humano. Através da estimulação dos pontos, estimula-se também o cérebro e o organismo se auto-regula, melhorando o sistema imunológico e recuperando os desequilíbrios”, explica a especialista do W Spa.

5. “Depois dessa auto-massagem, faça um escalda pés. Use uma bacia com água morna e jogue no fundo dela bolinhas de gude. Pise e role os pés nessas bolinhas para estimular os pontos mencionados anteriormente. Espirre eucalipto no ambiente para perfumar e ter uma sensação ainda maior de relaxamento”, conta a naturóloga.

6. Para a hora do banho – que não depende de uma banheira, vale lembrar -, a indicação de Mariana é substituir as luzes artificiais pela iluminação de velas. “Isso já é o suficiente para deixar o clima mais relaxante, mesmo que seja um banho de chuveiro e você não tenha uma banheira em casa. Nesse caso, antes de abrir a ducha, pingue três ou quatro gotas de óleo essencial de lavanda no piso do box – quando a água quente cair, você irá sentir o aroma. Use um sabonete de camomila com uma bucha vegetal para ir massageando lentamente o corpo”, ensina.

7. Aproveite o tempo de cuidados pessoais para hidratar cabelo e corpo: “use uma máscara capilar e faça uma massagem em todo couro cabeludo, com movimentos circulares. Finalize aplicando óleo de amêndoas em todo corpo para hidratar a pele”.

8. “Ao final do banho, passe seu hidratante preferido no corpo todo, vista uma roupa confortável e volte para sala (ou para o seu cantinho escolhido). Sente no tapete, feche os olhos e desligue-se por alguns minutos. Pense em coisas positivas e relaxe”, finaliza Vitte.

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