Limpeza de Fim de Ano

O final do ano se aproxima e chega hora do balanço: pensar nas realizações, naquilo que não deu certo e planejar o próximo ano. E nesse momento, algo que ajuda a abrir espaço para um novo momento é realizar uma boa limpeza em casa! Se livrar de objetos, papéis, roupas e sapatos que já não são mais usados e reorganizar os ambientes trazendo renovação.

Nesse post vamos listar 3 dicas de limpeza de fim de ano para colocar em prática e começar o ano novo com a casa renovada, organizada e repleta de boas energias!

1. Separe o que não usa mais

Comece a limpeza indo cômodo por cômodos na casa.

Na sala, separe os ítens de decoração que não gosta mais ou que estão em excesso, livros, revistas, CD’S, DVD’S etc.

Na cozinha e lavanderia, veja se tem utensílios quebrados ou que não são utilizados, além de fazer aquela boa limpeza nos armários e geladeira, retirando alimentos e produtos vencidos ou que não são mais consumidos.

Nos quartos e closet vale aquela revisada no guarda-roupa, separando roupas e calçados que não se identifica mais, que não servem ou não fazem parte de seu estilo, além de peças danificadas.

No banheiro não esqueça de olhar bem seu armário para retirar coisas que não utiliza mais.

Lembre também das áreas externas, varanda, jardim, churrasqueira, enfim. Sempre tem aqueles objetos e cantinhos da casa que merecem uma olhada e uma boa limpeza.

2. Organize o que separou

Todas as coisas separadas devem ser organizadas pelas seguintes categorias:

  • Para doação
  • Para conserto
  • Para o lixo

E lembre-se de dar o destino às coisas: procurar instituições que recebem doação ou mesmo aquele conhecido, mandar para ser consertado o que estiver quebrado/danificado e descartar aquilo que não tem mais jeito, da forma correta.

3. Reorganize os móveis e decoração

Agora que os ambientes estão livres é a hora de reorganizar a disposição das coisas. Já ouviu falar em feng shui? É uma técnica milenar chinesa de arrumação de cômodos com o objetivo de equilibrar as energias e atrair harmonia. Veja algumas dicas:

  • Entrada: mantenha limpo, iluminado e utilize plantas e um espelho para atrair boas energias.
  • Cama: encoste a cabeceira em uma parede que não tenha janela (pois traz sensação de insegurança) nem faça divisa com o banheiro (pode drenar as boas energias).
  • Quarto: mantenha o ambiente tranquilo para um bom descanso utilizando decorações que tragam conforto e aconchego e evite deixar material de estudo ou aparelhos eletrônicos.
  • Fogão: este eletrodoméstico é o símbolo da prosperidade na casa, por isso é importante mantê-lo limpo e em bom funcionamento.
  • Banheiro: este é considerado o cômodo com energias mais densas, por isso é importante manter a tampa do vaso abaixada, ralos fechados (pelo sistema abre e fecha) e a porta fechada.
  • Plantas: são elas que ajudam a purificar o ar, nos aproximar da natureza e do equilíbrio e trazem beleza e leveza aos ambientes, dessa forma é sempre bom ter plantas em casa.

Utilize essas dicas de feng shui e teste novas formas de organizar os móveis e a decoração, pense em como deixar os espaços mais confortáveis, agradáveis e renovados.

Essas foram nossas dicas para começar o ano com o pé direito e a casa renovada!

Fonte: sobre feng shui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *