Outubro Rosa – Prevenção e Dicas Kauê Plus Size!
Um pouco de História!
O Outubro Rosa é uma campanha de prevenção contra o câncer de mama internacional e anual. Surgiu nos Estados Unidos nos anos 90, primeiramente chamado de Corrida pela Cura.
O principal objetivo da campanha do Outubro Rosa é a conscientização e importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, fazendo sempre o autoexame e mamografia. Também é importante para arrecadar fundos para ONGs e instituições para pesquisas e auxílio à pacientes.
Aqui no Brasil o Outubro Rosa iniciou-se no ano de 2002, quando o obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa pela primeira vez!

A iluminação rosa se tornou um sinal mundial! Acontece em vários lugares do mundo durante todo o outubro!

Ao longo dos anos, várias grandes empresas têm se juntado à ação! Elas promovem campanhas, arrecadações de doações e eventos em prol ao Outubro Rosa.
O símbolo
O laço cor-de-rosa que conhecemos é adotado e usado por pessoas, empresas e organizações como símbolo da campanha de prevenção do Câncer de Mama.
Foi criado pela Fundação Susan G. Komen, a maior organização de câncer de mama do mundo, e foram primeiramente distribuídos para quem participou da Corrida pela Cura.
Ele é usado como um alerta!
Os objetivos desse alerta são:
- Diagnóstico – detectar o câncer de mama;
- Tratamento – meios de cura;
- Apoio – apoiar psicologicamente.

Dica Kauê: Livros

Como todo organismo vivo, o corpo humano fabrica células defeituosas permanentemente. Mas é o próprio organismo, também equipado com múltiplos mecanismos, que permite detectá-las e contê-las. Este princípio científico é a base que ajudou o médico e pesquisador David Servan-Schreiber a superar o câncer e, em seguida, escrever o livro Anticâncer, que se tornou o mais vendido no mundo sobre o assunto.
O autor não fala somente como pesquisador. Em 1981, quando tinha apenas 30 anos, Servan-Schreiber teve câncer no cérebro. Foi tratado pelos métodos convencionais, e depois teve uma recaída. Foi então que decidiu pesquisar, para além dos métodos habituais, tudo que podia ajudar seu corpo a se defender. Na qualidade de médico, pesquisador e diretor do Centro de Medicina integrado à Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, teve acesso a informações preciosas sobre as abordagens naturais que podem contribuir para prevenir ou tratar o câncer. Em Anticâncer, Servan-Schreiber faz o relato de tudo o que aprendeu.

Ao ler este livro você entrará num caleidoscópico de felicidade. Exatamente isso, mesmo com o título Quimioterapia e Beleza, tente não lembrar dessa primeira palavra. Lembre-se da última e aproveite nas páginas a vontade de viver da bela Flávia Flores, além de se divertir e ver que na pior das situações, sempre existe um lado bom. A obra reúne dicas de uma ex-modelo para superar o câncer e manter a saúde, a sensualidade e o alto astral. Flávia abre o coração e conta todos os percalços que o tratamento quimioterápico para combater um câncer de mama – principalmente para uma ex-modelo e jovem – traz. Com prefácio do jornalista Gilberto Dimenstein.

“Força na Peruca” é muito mais do que um incentivo para quem está passando por um problema de saúde. É uma dose extra de coragem, otimismo, perseverança e muito bom humor para enfrentar qualquer adversidade da vida. E quem não tem as suas? Aos 39 anos, Mirela tinha acabado de se separar, perdeu o emprego e em seguida descobriu que estava com câncer. Passou um ano se tratando e resolveu que tudo seria mais ameno se encarasse o momento com seu lado bem humorado. Além de consultas, exames e 2 cirurgias, Mirela passou por 8 sessões de quimioterapia, 25 de radioterapia e diversas outras situações nas quais ela sempre se comportou de forma positiva e não se deixando abater.
ONGs, Instituições, Informações
Com o passar dos anos, várias ONGs e Instituições que focam em orientar, incentivar e auxiliar pacientes com Câncer de Mama.
Abaixo listamos algumas nacionais, veja:

Foi fundada em 2006 durante o Seminário Visão de Futuro 2006-2015. Conta com 32 sócios-fundadores entre entidades filantrópicas, empresas privadas e pessoas físicas.
É uma Instituição Filantrópica de Apoio à Saúde da Mama e não tem fins lucrativos. Busca ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes do Brasil e reduzir sua mortalidade.
Com poio de ONGS associadas, a FEMAMA está presente em quase todos os estados brasileiros.
A FEMAMA já ganhou prêmios,como o Prêmio de Excelência Latina, concedido por American Cancer society (ACS)https://www.cancer.org
Ajudou na aprovação de leis importantes, como a
11.664/08 que regulamenta a mamografia a partir dos 40 anos pelo SUS.
A FEMAMA apoia o desenvolvimento de ação política das organizações, associações e indivíduos comprometidos na luta contra o câncer de mama.

A ONG foi fundada em 2009 e também é uma Entidade Promotora dos Direitos Humanos. A ONG busca reduzir taxa de mortalidade causada pelo câncer de mama nas brasileiras, focando em mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A Américas Américas doa mamógrafos, exames de mamografia, ultrassom e biópsia. Além disso, treina profissionais da área e promove iniciativas de conscientização e informações sobre o câncer de mama.

Surgiu como um blog, criado por Marina de Loureiro Maior, que, aos 33 anos, descobriu ter câncer de mama. No blog, Marina desabafava sobre sua vida com o câncer e seu tratamento.
Marina passou a conhecer diversas outras jovens que passavam pelo mesmo problema e então teve a ideia de criar um grupo no Facebook. O “Meninas do Peito”. O grupo cresceu e hoje consta com milhares de participantes.
Em 2015 foi criado o Projeto Meninas de Peito. Buscam ampliar o diálogo entre pacientes e familiares através do site, campanhas e palestras. O site é todo colaborativo e tem conteúdo gerado por pessoas que realmente viveram ou vivem o câncer de mama!

O Projeto Cura não é focado apenas na luta contra o Câncer de Mama e sim de todos os tipos de câncer.
O objetivo do projeto é usar música, arte, design, esporte e eventos para conscientizar e levantar fundos para a pesquisa científica na luta contra o câncer.
O Instituto é uma associação sem fins lucrativos, onde as pessoas conhecem a importância do apoio à pesquisa!
Acesse o site e faça sua doação!

A fundação surgiu em 2011. Aline Lopes descobriu o Câncer de Mama em 2007, durante uma gestação. Iniciou a luta contra a doença. Pesquisou muito na internet para se aprofundar mais sobre o assunto. Inspirada por Susa G. Komen, criadora da maior instituição de prevenção de câncer de mama do mundo! O foco desde o começo era transformar a fase dolorosa em inspiração!
Promove fóruns anuais que reúne atores influentes para debater questões relacionadas à politicas públicas para o câncer de mama. Promove encontros entre pacientes com a doença, entre outros!
O Laço Rosa consta também com o Banco de Perucas.Desde 2011 a Fundação doa perucas, tudo online. Pacientes de qualquer lugar do Brasil pode solicitar gratuitamente s a peruca!

A ONG criada por Mariana Robrahn e Mylene Duarte arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer desde 2013!
Tudo é gratuito! As perucas são enviadas para pacientes de qualquer lugar do Brasil!
Para doar, precisa ser no mínimo 20cm de cabelo. Não importa se é tingido ou não! Após cortar, você pode enviar por correio para a ONG!
Doe!
Acesse Kauê Plus Size para ver as maiores novidades da moda plus!