Sustentabilidade no Mercado Têxtil

Quatro Inovações no Mercado Têxtil!

Cada vez mais o mercado têxtil tenta embarcar na onda mais que correta: a sustentabilidade.

Para entrar nessa revolução, foram criadas 4 fibras inovadoras que estão sendo cada vez mais usadas! Para isso buscam-se materiais descartados de outras indústrias, principalmente a alimentícia.

Orange Fiber (Fibra da Laranja)

Criada pelas italianas Adriana Santonocito e enrica Arena, elas aproveitaram o descarte de milhões de toneladas de cascas de laranjas e de limões. A fibra foi criada através de uma celulosa extraída dessas cascas. O tecido é luxuoso e se parece muito com seda!

Ferragano Orange Fiber Collection

Sumaúma

Sumaúma ou Mafumeira é uma árvore típica da América Central. Sua fibra é muito parecida com o algodão e é extraída de seus frutos. A empresa chinesa Flocus é bastante conhecida por usar essa fibra. A fruta da qual é extraída a fruta, não é comestível. Jeroen Muijsers, da Flocus, diz que além de sustentável a fibra também é funcional. Por ser oca, ela faz os materiais flutuarem, por isso é muito usada para produzir salva-vidas por exemplo.

Leite não Consumido

A caseína, proteína encontrada no leite, é sada desde os anos 30 para produzir tecido. Porém eram preciso muitos processos químicos prejudiciais. Então a alemã Anke Domaske criou uma forma de usar a proteína para produzir tecido sem precisar de todos esses processos químicos. Além disso ela procurou uma forma sustentável de fazer essa produção, usando os mais de 2 milhões de litros de leite descartados pela Alemanha.

Anke Damasque

Fibras de Peixe

A fibra chama Umorfil e foi criada pelo grupo Taiwanês Camanangi em 2012. Eles aproveitam as escamas de peixe descartadas, criando uma fibra biônica que pode ser combinada com outras, como a viscose. Os tecidos originados dessa dibra tem alta absorção de odor e têm proteção UV.

Gostou? Acesse Kauê Moda Plus Size para novidades da moda plus!

fonte: Carreira Fashion

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *