Colaboração para o UOL

Aposte na renovação
Um hábito simples e de grande efeito é a esfoliação da pele. Ela acelera a renovação celular e uniformiza a textura da pele, além de desobstruir os poros. A dermatologista Érica Monteiro indica o uso o esfoliante facial uma vez por semana para pele oleosa, e cerca de uma vez por mês para secas e sensíveis. Em pouco tempo, ela garante, a aparência da pele será muito mais uniforme e viçosa.
Sinta-se segura
Sempre acredite no protetor solar. Não apenas acredite, mas aplique e reaplique-o diariamente, pelo menos no rosto e mãos. O uso diário do produto ajuda a previnir câncer de pele e sinais de fotoenvelhecimento. “Seguindo esta orientação com bastante disciplina, em um ano as linhas de expressão e manchas serão atenuadas”, afirma o dermatologista Adilson Costa. Ou seja, é possível terminar 2010 parecendo ainda mais jovem.
Pratique o desapego
Talvez uma de suas promessas para o ano novo seja deixar o cabelo crescer mas, mesmo assim, não se deixe de cortar as pontinhas a cada dois meses. O haistylist Marco Antônio di Biaggi afirma que os cabelos longos precisam ser aparados para evitar as pontas duplas ou com a aparência de ressecamento. Quem tem medo da tesoura deve ter uma conversa franca com o cabeleireiro para explicar que um dedinho realmente significa apenas isso ou optar pelos cortes repicados que mantém a maior parte do comprimento, aconselha o especialista em longos.
Desça do salto
Victoria Beckhamm está aí para provar que o salto alto é o amigo inseparável das mulheres. Mas se até ela teve problemas de joanetes, as outras mortais não estão livres do problema. Embora não seja possível apontar uma relação entre o salto alto e as deformidades no pé, seu uso excessivo causa problemas nos ligamentos. “O uso deste tipo de calçado não deve ser excessivo e caso sinta algum desconforto é melhor procurar um médico”, aconselha o fisiatra Haim Cesar Maleh.
Faça bons investimentos
Na empolgação frente aos lançamentos da indústria cosméticas, que mulher não exagera nas compras? O problema é que nem sempre as aquisições são úteis e apenas ocupam espaço na penteadeira. Para a doutora Érica Monteiro, o melhor é investir em produtos certeiros e de qualidade para obter o benefício esperado. Mas ela explica que nem sempre o produto mais caro é o melhor, mas sim aquele que tem ativos adequados ao seu tipo de pele.
Fonte: