Assista a “Alice no País das maravilhas” e prepare-se: você vai querer ter olhos insones e vestidos azuis!!!

CAROLINA VASONE
Editora de UOL Estilo

Separe a maquiagem e prepare o guarda-roupa: se neste final de semana seu programa for assistir a “Alice no País das Maravilhas” (a estréia brasileira aconteceu neste feriado do dia 21/4), há chances consideráveis da estética do filme dirigido por Tim Burton mudar seus desejos de moda e beleza do momento.

 montagem-com-ilustracao-e-fotos-da-personagem-alice-no-filme-de-tim-burton-1271892273883_540x300

Montagem mostra croqui e foto da personagem Alice no filme de Tim Burton

Olhos charmosamente insones e versões entre quase inocentes, românticas e até sexies (a protagonista agora tem 19 anos) do famoso vestido azul de Alice estão entre os hits de estilo desta nova leitura cuja caracterização é fruto da parceria entre Valli O’Reilly, responsável pela maquiagem, Terry Baliel, que assina o cabelo e Colleen Atwood, com o trabalho de recriar os figurinos do clássico livro de Lewis Carroll, lançado em 1865, para um conto de fadas “a la” Tim Burton. O resultado deveria, claro, incluir o clima sombrio e fantástico característico da assinatura cinematográfica do diretor.

Vencedora de dois Oscars (pelos figurinos de “Memórias de uma Gueixa” e de “Chicago”), recrutada por Burton em sete de seus filmes, entre eles “Edward, Mãos de Tesoura” e “Peixe Grande e Suas Histórias”, Colleen Atwood inspirou-se nas ilustrações das primeiras edições do livro, feitas pelo próprio Lewis Carroll e por John Tenniel. E foi além. A rainha Elizabeth 1ª (1558–1603) serviu de referência para a criação do figurino da Rainha de Copas, interpretada por Helena Bonhan Carter (note como o vestido é parecidíssimo com o de um famoso retrato da rainha Elizabeth que você vê abaixo). Já as afetações, caprichos e frufrus franceses da corte de Luís 16 no século 18 (e início do 19) inspiraram a imagem da Rainha Branca (Anne Hathaway). Para criar o Chapeleiro Maluco (Jonny Depp), Atwood olhou para os chapeleiros que viveram no século 19 e adotou traje divertido porém tradicional de casaca, calça e colete. Para Alice (Mia Wasikowska), bolou três versões do famigerado vestido azul que todo mundo tem na cabeça dos livros da infância e do clássico da Disney, lançado em 1951. Ainda, desenhou a armadura, o conjunto da personagem quando está no castelo da Rainha Branca e o vestido vermelho e preto com que Alice aparece no castelo da Rainha de Copas.

 rs

Montagem mostra foto da Rainha de Copas e quadro da rainha Elizabeth 1ª, inspiração para a caracterização da personagem no filme de Tim Burton

Para Maiores Informações acesse: http://estilo.uol.com.br/moda/ultnot/2010/04/22/assista-a-alice-no-pais-das-maravilhas-e-prepare-se-voce-vai-querer-ter-olhos-insones-e-vestidos-azuis.jhtm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *