“Carol”: um olhar delicado sobre o preconceito.

O cinema é como arte por si só deve ser reflexiva. Se você saiu de uma sala de cinema sem opinião formada, questionando até seus próprios valores, o filme foi bom. Esse é o efeito inebriante de “Carol”.

carol review kauê plus size

Enquanto os olhos são brindados com uma fotografia requintada, figurinos belíssimos e todo aquele charmoso ar de american dream dos anos 50 em NY; a temática densa se desdobra lentamente no ar: o amor entre duas mulheres em uma sociedade machista e homofóbica.

carol review kauê plus size 2

Com mais sutileza do que películas recentes como “Azul é a cor mais quente”, “Carol” traz Cate Blanchett como a personagem que dá título ao filme: uma mulher dentro de um casamento fracassado lutando pelo divórcio, uma novidade no contexto social daquele período.

carol review kauê plus size 3

O filme é contado pela perspectiva da jovem Therese (Rooney Mara, que está a cara da Audrey Hepburn no fim do filme), uma atendente de loja de departamentos em pleno Natal, enfadada com seu trabalho, seu namoro e seu cotidiano. A atração das duas é imediata, mas o caminho trilhado por este amor é cheio de dúvidas, questionamentos e obstáculos.
Therese sonha com uma carreira em fotografia e seu deslumbre pela beleza e altivez de Carol, irá ajudar a desenvolver seu olhar e seu talento vai desabrochando à medida de que começa a partilhar novas experiências com a amada.

carol-cena-5

Diante do novo amor de Carol, Harge (o ex-marido, interpretado por Kyle Chandler) se vê emasculado e decide retirar dela a guarda da única filha do casal, levando a protagonista ao desespero. Na época, homossexualismo era motivo para não somente perder a guarda de uma criança, mas também o direito à visitação. Era “imoral” e escandaloso.

carol-13915-large-thumb-600x337-140601

Mais do que um filme que questiona simultaneamente de forma delicada e profunda a temática LGBT, “Carol” é um romance, uma narrativa que exalta a mulher e o amor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *