São Paulo está definitivamente na rota das grandes mostras importantes, com nomes de peso e recordes de público. Um dos polos culturais mais efervescentes da capital é o CCBB, neste mês o centro inaugura, com entrada franca, uma exposição dedicada ao pintor holandês Mondrian e o Movimento De Stijl.
São 60 obras vindas diretamente do Museu de Haia, na Holanda; sendo 3 de Piet Mondrian. Além de pinturas e desenhos, o acervo é composto por fotografias e peças de mobiliário. Foram necessários cinco anos de negociação para que as obras fossem ‘emprestadas’ ao Brasil.
A exposição do CCBB será dividida em duas partes. A primeira é sobre Mondrian, com obras que vão desde o início das criações do pintor, em 1895, até 1937, quando os traços, linhas e cores figuravam as tendências neoplásticas do holandês. A outra parte da exposição é dedicada ao Stijl (Estilo), que conta com obras de outros artistas da época cujo pensamento e a percepção caminhavam na mesma linha dos movimentos e o mesmo idealismo de Mondrian.

Conhecido pela simplicidade estética de suas obras e uso das cores vivas em contraste com grossas linhas negras, Mondrian foi o fundador do neoplasticismo, um segmento da arte abstrata e um dos grandes nomes do século XX.

“Mondrian e o Movimento De Stijl”
De 25 de janeiro a 04 de abril de 2016
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112, (próximo às estações Sé e São Bento do Metrô) – Centro
Expediente: Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo – das 9h às 21h
Entrada franca.
