Descubra a diferença entre blazer e paletó e aprenda a usar a peça de maneiras diferentes

Nesta pequena série sobre o guarda-roupa clássico masculino, o HORA H procura mostrar que uma peça tradicional pode ser usada de maneiras diferentes do habitual, como é o caso da camisa branca  e da calça social. Esta semana, vamos falar sobre o blazer. Para ajudar a entender como escolher e usar sem erros seu modelo, consultamos Franco Mazzei, tradicional alfaiate de São Paulo.

“O blazer é mais casual, diferente do paletó que é formal e faz parte do costume (paletó+calça) ou terno (paletó+calça+colete), ambos [costume e terno] com a mesma padronagem e tecido”, explica Franco Mazzei.

De uma forma geral, um paletó pode se transformar num blazer se usado com calças de diferentes padronagens, porém, um blazer nunca vai virar um paletó. Existem blazeres mais clássicos, como o azul-marinho, que combina com calças de alfaiataria a calças jeans e podem ser usados o ano todo, e os xadrezes de lã, próprios para o inverno e mais esportivos, ótimos para usar com calças jeans, chino e veludo.

De acordo com Mazzei, um blazer é composto das seguintes partes e cada uma delas tem características específicas que devem ser levadas em conta na hora de comprar um blazer:

imagem-mostra-as-partes-que-compoem-um-blazer-1269657608948_420x450

Imagem mostra as partes que compõem um blazer

FOTOS: VEJA MODELOS DE BLAZER 

1. Lapela: mesmo que a moda indique uma tendência para lapelas mais estreitas, a gola do blazer deve ser escolhida de acordo com o tipo de corpo. Exemplo: se você tiver um peito grande, escolha uma lapela média ou mais larga. Se ao contrário, você é magro, opte pelas lapelas mais finas.

 2. Manga: ela deve ultrapassar apenas um pouco o ossinho do pulso, deixando aparecer o punho da camisa. O comprimento da manga do blazer costuma ser um pouco mais curto do que o do paletó, mas é o tipo de ajuste que pode ser feito na maioria das lojas onde são encontrados blazeres prontos. No caso do blazer feito sob medida por um alfaiate, esta é uma decisão que é levada em conta na hora em que se tiram as medidas.

Para Maiores Informações acesse: http://estilo.uol.com.br/moda/dicas/masculina/2010/03/29/descubra-a-diferenca-entre-blazer-e-paleto-e-aprenda-a-usar-a-peca-de-maneiras-diferentes.jhtm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *