Dica de Livro

As roupas são uma parte vital da construção social do eu. O vestuário é parte do indivíduo, não algo externo à identidade.”
A frase acima é de Lars Svendsen, autor do livro “Moda: uma filosofia” que acaba de ser lançado em português pela Editora Zahar. Indispensável para entender a moda para além das aparências e da superfície.

Finalmente foi lançado o  livro Moda: uma Filosofia do Lars Svendsen.

modaumafilosofialars

No livro, Svendsen reúne referências que vão da música pop e da arte contemporânea a pensadores como Kant, Adorno, Barthes, Benjamin e Giddens. Concentrando-se no vestuário, faz um apanhado histórico e analisa a relação da moda com o corpo, a linguagem, a arte e o consumo.
 O preço está bem acessível: R$29!!!�
Moda: uma filosofia analisa a relação da moda com o corpo, a linguagem, a arte e o consumo e levanta questões como: a escolha das roupas transmite de fato uma mensagem sobre quem somos? Em que medida os desfiles da alta-costura representam o que está na moda? O estilo é algo que nos distingue como indivíduos ou que nos identifica como parte de um grupo?
Na edição brasileira, há ainda um apêndice que discute o papel da crítica de moda. Nele, Svendsen conclui que, se quiser alcançar o mesmo reconhecimento que outras formas de arte têm – como a música, a literatura e o cinema, por exemplo – a moda precisa incentivar a crítica séria nesse campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *